WeCreativez WhatsApp Support

HÁBITO DE RANGER O APERTAR FORTEMENTE OS DENTES

O que fazer para controlar o ranger dos dentes durante a noite?

O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente é chamado de bruxismo. Esse distúrbio pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite, quando é chamado de bruxismo noturno.

O bruxismo é diagnosticado pelo dentista, e seu tratamento é feito com sessões de relaxamento e com o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser colocar entre os dentes para dormir.

Principais dúvidas sobre Bruxismo:

O bruxismo noturno nem sempre tem uma causa definida, mas pode ser decorrente de:

• Problemas neurológicos, como ansiedade e Parkinson;
  • Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina, Venlafaxina;
  • Problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.

O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas aumenta a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.

Os sintomas de bruxismo são:

• Apertar e ranger os dentes;
  • Desgaste da superfície dos dentes, como mostra a imagem 1;
  • Dor nas articulações da mandíbula, como mostra a imagem 2;
  • Dores de cabeça ao acordar;
  • Cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.

O bruxismo pode levar a problemas que envolvam o mau funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. O diagnóstico dessa doença é feito pelo dentista, a partir da avaliação dos sintomas e da aparência dos dentes.

O bruxismo não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. Assim, deve-se usar uma placa de proteção dentária durante a noite, para evitar o atrito entre os dentes, e alguns medicamentos como relaxantes musculares, antidepressivos e calmantes, que normalmente são usados por pouco período de tempo para evitar dependência.

Além disso, pode-se usar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e ansiedade e, se necessário, fazer acompanhamento psicológico.

Para aliviar a dor, pode-se aplicar gelo ou água morna nos músculos da mandíbula, evitar ingerir alimentos duros, como nozes ou legumes crus, fazer massagem no pescoço, ombros e rosto e exercícios de alongamento ao acordar.

Avenida Pasteur, 89 - cj. 1501 Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Nossos telefones