Principais Dúvidas

A doença periodontal pode contribuir para o aparecimento de doenças sistêmicas?

Sim. As doenças bucais podem contribuir para o aparecimento de problemas cardíacos, enfartes, diabetes, nascimentos de bebês prematuros e pneumonia. Por exemplo, quando a doença periodontal do diabético é tratada adequadamente, manter o controle dos níveis de glicose no sangue se torna muito mais fácil.

O que é a cárie dental?

Cárie dentária é uma doença bacteriana como tantas outras, que resulta na destruição da estrutura dentária onde está localizada. Ela é também considerada infecciosa e fortemente influenciada pela presença dos carboidratos da dieta e pela ação dos componentes da saliva.

O envelhecimento predispõe à doença periodontal?

Não. O envelhecimento não contribui para a doença periodontal se o indivíduo não tem predisposição a ela. Contudo, com o envelhecimento, a higiene bucal deficiente é um dos fatores que contribui para a sua instalação. Além disso, doenças tais como o diabetes não compensado podem contribuir para a instalação da doença periodontal.

O açúcar causa cáries?

Não, ele sozinho não causa cáries e sim a associação do açúcar em excesso com uma precária higiene dental.

Os dentes podem envelhecer?

Apesar de os dentes mostrarem alguns sinais de mudanças com a idade, estas não são específicas do envelhecimento. As alterações apresentadas na terceira idade podem ter sido por causa da cárie, doença periodontal (doença inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes), higiene bucal deficiente, dentes em má posição e hábitos parafuncionais (bruxismo). Contudo, com o envelhecimento observa-se um escurecimento dos dentes devido à mudança de cor da dentina que fica mais amarelada e o esmalte fica mais transparente.

Porque a gengiva sangra?

Normalmente, a gengiva sangra quando há deficiência de higiene dental. Para melhorar o sangramento, é preciso uma boa escovação e uso correto do fio dental após as refeições.

Faça-nos uma pergunta

Ficaremos muito felizes em poder tirar todas as suas dúvidas sobre saúde bucal.

Endereço

Avenida Pasteur, 89 - cj. 1501 Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Nossos telefones

(31) 3222-7080
(31) 3223-9819
(31) 99570-7080

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00h

Email

clarus@clarusodontologia.com.br