Periodontia

TRATAMENTO DA GENGIVA E DOS OSSOS

Remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva

Periodontia é a especialidade odontológica responsável por tudo o que fica ao redor dos dentes, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças das gengivas e estruturas que fixam os dentes nos maxilares.

Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.

Principais dúvidas sobre Periodontia:

É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Pessoas com  doenças periodontais pode apresentar:

  • Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  • Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  • Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  • Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  • Aftas;
  • Mau hálito persistente;
  • Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
  • Abscessos.

Muitas vezes, os sintomas acima decorrem  de má higiene, fumo, estresse, baixa imunidade e maus hábitos alimentares. O diagnóstico preciso deve ser realizado por um dentista.

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos

Endereço

Avenida Pasteur, 89 - cj. 1501 Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Nossos telefones

(31) 3222-7080
(31) 3223-9819
(31) 99570-7080

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00h

Email

clarus@clarusodontologia.com.br